Equipe do PIP II CBC - São João del-Rei

Equipe do PIP II CBC - São João del-Rei
Da esquerda para a Direita: Leonam (História), Lídia (Ciências), Dêner (L. Portuguesa), Aline (Artes), Duque (Coordenador de Equipe), Tatiana (L. Inglesa), Ana Lúcia (Matemática), Darlan (Ed. Física), Moema (Geografia)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Equipe Regional PIP CBC de São João del-Rei faz Capacitação


Entre os dias 7 e 11 de Novembro último, os professores da Equipe do Programa de Intervenção Pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental de São João del-Rei estiveram reunidos com todas as equipes das superintendências regionais de Minas Gerais para um treinamento coletivo, no Hotel Tauá, em Caeté.



Entre palestras e oficinas que serão repassadas para todos os professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais, a equipe regional analisou e discutiu os mecanismos e materiais que utilizados neste trabalho.
Separados por conteúdo ou em trabalhos interdisciplinares, este treinamento foi realizado com dedicação e pretende contribuir eficazmente para os objetivos do PIP, que são a melhoria dos níveis de aprendizados dos estudantes destes níveis de ensino e para a diversificação das atividades dos professores.
Com o treinamento, que também incluiu oficinas e palestras de motivação, além daquelas de conteúdo, a equipe agora se prepara para organizar o material e o cronograma de ações para repasse deste material para os profissionais das escolas da região durante o último bimestre deste ano e para todo o ano de 2012.

4o. Congresso Regional de Educação aborda a utilização de novas tecnologias em sala de aula

O 4o. Congresso Regional de Educação da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e da Superintendência Regional (SRE) de Ensino de São João del-Rei, que ocorre a cada dois anos, em 2011, foi organizado pelo Núcleo de Tecnologia em Educação NTE, e teve como tema "Tecnologias na Escola: Um olhar artístico e Cultural na Formação do aluno da Educação Básica".
Com grande participação dos professores e profissionais da educação da região, o evento aconteceu na Escola Estadual João dos Santos entre os dias 5 e 7 de Outubro último, em parceria com a Taba Eletrônica (http://taba.ufmg.br/), projeto de extensão da UFMG, que atua na forma de uma aldeia tecnológica.


Além das oficinas distribuídas entre os dois últimos dias do congresso, que introduziram e desenvolveram, junto aos professores, habilidades com programas aplicativos como a máquina de quadrinhos, ferramentas wick e de produção de cartazes virtuais, o congresso foi agraciado com a palestra de Abertura do Professor Doutor Simao Pedro Marinho, PUC-MG.



Com apoio também da iniciativa privada de São João del-Rei, o congresso teve como objetivo principal apresentar ferramentas tecnológicas para serem trabalhadas em sala de aula pelos professores, e, ao mesmo tempo, integrar e familiarizar estes profissionais com as novas possibilidades de trabalho com a internet e seus aplicativos, trazendo melhorias e inovação nas metodollogias educacionais na região.