Equipe do PIP II CBC - São João del-Rei

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Da esquerda para a Direita: Leonam (História), Lídia (Ciências), Dêner (L. Portuguesa), Aline (Artes), Duque (Coordenador de Equipe), Tatiana (L. Inglesa), Ana Lúcia (Matemática), Darlan (Ed. Física), Moema (Geografia)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Entrega de Resultados da Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa na Escola Estadual Adílio José Borges, em Conceição da Barra de Minas


No dia 20 de Setembro último, foi entregue à Direção Pedagógica da Escola Estadual Adílio José Borges, no Município de Conceição da Barra de Minas, a Tabela Diagnóstica com o Consolidado da Avaliação Diagnóstica Regional de Língua Portuguesa das turmas de 9º ano.
Enquanto os alunos faziam a Avaliação Diagnóstica de Matemática, os resultados de Português eram apresentados e discutidos entre a referida direção, a equipe pedagógica e o professor representante do Programa de Intervenção Pedagógica, responsável pela prova. Logo após a prova, os resultados foram apresentados aos alunos, e aqueles com melhores notas foram evidenciados e elogiados.
Esta escola mantém atualmente duas turmas de 9º ano do ensino fundamental, funcionando uma no turno da manhã e outra no turno da tarde. Apesar dos resultados das turmas terem sido bem heterogêneos, por meio do consolidado, é possível perceber as habilidades que cada aluno já desenvolveu ou não em Língua Portuguesa e, a partir daí, traçar estratégias didáticas para melhor acompanhar e melhorar o aprendizado dos alunos e suas competências de leitura, escrita e interpretação de textos.
Ambas as provas, de Língua Portuguesa e de Matemática, constituíram-se de vinte e cinco questões inéditas (criadas pela Equipe Regional do PIP II CBC), todas baseadas nas Matrizes de Ensino (Conteúdos Básicos Comuns) e de Referência (Descritores), utilizadas pela Secretaria de Estado de Educação para delinear os conteúdos das disciplinas do Ensino Fundamental das escolas públicas de Minas Gerais. A metodologia utilizada para a confecção destas avaliações foi semelhante àquela utilizada pelo Programa de Avaliação da Educação Básica da Rede Estadual de Minas Gerais (PROEB), fazendo com que esta prova seja também, preparatória para as avaliações deste programa, que serão realizadas em novembro próximo.
Para que estes estudantes não fiquem em defasagem nestas habilidades e não corram o risco de não aprenderem corretamente os conteúdos, ou mesmo de serem reprovados, estão sendo apresentadas e discutidas junto aos professores, diretores e especialistas da escola, ações pedagógicas focadas nas habilidades não consolidadas por estes alunos.
Pôde-se perceber também a preocupação da equipe pedagógica e da direção da escola em diagnosticar e tratar as deficiências no aprendizado dos alunos, e, ao mesmo tempo, de relatar aos mesmos os sucessos e falhas de seu aprendizado. As alunas Nayanne Pietra de Lima e Moura e Saymara Letícia S. Garcia, da Turma do 9ºA do turno da tarde foram as que mais se destacaram na avaliação, com 22 pontos num total de 25. Elas foram chamadas e elogiadas pelo diretor da unidade, o professor Andro Teixeira Vargas que ressaltou a importância do trabalho para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. “Este tipo de avaliação e de apresentação de resultados — afirma Andro referindo-se à Tabela Diagnóstica com o Consolidado dos resultados — é importante para mostrar aos alunos e seus responsáveis aquilo que eles estão realmente aprendendo ou não”, completa o diretor.
Agora, a previsão é que os professores utilizem estratégias didáticas bem focadas para atingir diretamente os alunos nas habilidades não consolidadas, melhorando seus níveis de proficiência e de conhecimento.

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