Equipe do PIP II CBC - São João del-Rei

Equipe do PIP II CBC - São João del-Rei
Da esquerda para a Direita: Leonam (História), Lídia (Ciências), Dêner (L. Portuguesa), Aline (Artes), Duque (Coordenador de Equipe), Tatiana (L. Inglesa), Ana Lúcia (Matemática), Darlan (Ed. Física), Moema (Geografia)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Equipe de Intervenção Pedagógica Regional (PIP II CBC) elabora e aplica Avaliação Diagnóstica nas Escolas de São João del-Rei e Região

Entre os meses de setembro e outubro deste ano, as analistas do Setor Pedagógico e os professores do Programa de Intervenção Pedagógica Regional (PIP II CBC) da Superintendência Regional de São João del-Rei aplicaram Avaliações Diagnósticas Regionais (ADR) de Matemática e Língua Portuguesa em todas as turmas de 9º Ano de todas as escolas da região.
O objetivo principal desta avaliação é diagnosticar o aprendizado dos alunos do último ano do ensino fundamental, principalmente nos conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa. No entanto, estas avaliações foram produzidas por toda a equipe de professores do PIPII-CBC, utilizando recursos interdisciplinares em sua confecção, entendendo e enfatizando a importância dos conteúdos de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História e Língua Estrangeira no desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, interpretação de textos e raciocínio lógico-matemático. Estas provas, de Língua Portuguesa e de Matemática, constituíram-se de vinte e cinco questões inéditas (criadas pela Equipe Regional do PIP II CBC), todas baseadas nas Matrizes de Ensino (Conteúdos Básicos Comuns) e de Referência (Descritores), utilizadas pela Secretaria de Estado de Educação para delinear os conteúdos das disciplinas do Ensino Fundamental das escolas públicas de Minas Gerais. A metodologia utilizada para a confecção destas avaliações foi semelhante àquela utilizada pelo Programa de Avaliação da Educação Básica da Rede Estadual de Minas Gerais (PROEB), fazendo com que esta prova seja também, preparatória para as avaliações deste programa, que serão realizadas no último bimestre deste ano.
A partir dos resultados obtidos pelas turmas, são evidenciadas as habilidades que os alunos já consolidaram ou não nestes conteúdos. Também será apresentada e entregue, para as escolas, uma tabela de consolidados destes resultados e sugestões de atividades com objetivo de sanar os problemas de defasagem nas habilidades destes alunos. Estas atividades serão desenvolvidas inicialmente pela equipe do PIPII-CBC e disponibilizadas aos professores das referidas escolas para serem discutidas, criticadas e adaptadas às realidades específicas de suas turmas.
Objetiva-se, com este diagnóstico, projetar soluções para os problemas de defasagem no aprendizado dos alunos, auxiliando professores e equipe pedagógica das escolas neste sentido. Ao mesmo tempo, propõe-se incentivar o uso de estratégias interdisciplinares, para melhorar o nível de proficiência destes alunos no desenvolvimento das capacidades e competências úteis para a vida, preparando-os para viver a realidade brasileira e para um desenvolvimento saudável de suas relações sociais e de sua independência intelectual.
Estão sendo feitas reuniões com os professores e equipes pedagógicas das escolas para repassar estes resultados e algumas sugestões de ações para melhoramento dos mesmos. O resultado destas ações será medido e avaliado por meio da comparação com os Boletins de Resultados das escolas nas Avaliações Externas como o PROEB, que tem previsão para acontecer em novembro próximo.

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