Equipe do PIP II CBC - São João del-Rei

Equipe do PIP II CBC - São João del-Rei
Da esquerda para a Direita: Leonam (História), Lídia (Ciências), Dêner (L. Portuguesa), Aline (Artes), Duque (Coordenador de Equipe), Tatiana (L. Inglesa), Ana Lúcia (Matemática), Darlan (Ed. Física), Moema (Geografia)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Atividades da Equipe do PIP II CBC em São João del-Rei começam em agosto

No dia 1 de Agosto de 2011, foram iniciadas as atividades da Equipe Regional do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP II - CBC) da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de São João del-Rei, Minas Gerais. Este projeto tem como objetivo geral dar apoio aos professores dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos) em suas práticas, de forma a contribuir para a elevação dos níveis de proficiência dos estudantes das escolas estaduais da região e a dinamizar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas estaduais.
O Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação (SEE) de Minas Gerais, em parceria com as Superintendências Regionais de Ensino e as escolas públicas estaduais. Suas atividades estão focadas em agregar ações, incentivar e sistematizar a intervenção pedagógica, auxiliar os professores na utilização das Matrizes de Referências como o Conteúdo Básico Comum (CBC) e na cultura do desenvolvimento de competências e habilidades. Também é objetivo da equipe regional, auxiliar no incremento das ações interdisciplinares para desenvolver melhor as habilidades relacionadas à leitura e interpretação de textos e às capacidades de raciocínio lógico-matemático dos alunos. Funções que não são mais atribuídas exclusivamente aos professores de Língua Portuguesa e Matemática, mas sim a todos os mestres dos outros conteúdos.
A equipe regional é formada por 8 (oito) professores, um de cada conteúdo dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual (6º ao 9º anos): Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Matemática, para compor a equipe. As atividades desenvolvidas nos trabalhos do PIP ocorrem sempre em parceria com os professores, supervisores e diretores das escolas estaduais, mas envolvem toda a comunidade escolar, uma vez que preza pela melhoria da qualidade do ensino público estadual.
Dentre as atividades sob a coordenação da equipe, estão sendo organizadas reuniões com os profissionais das escolas (para a análise, discussão e manutenção das práticas pedagógicas adotadas e para troca de experiências entre os professores de mesmo conteúdo e a comunidade escolar); a criação e aplicação de avaliações diagnósticas e análise dos resultados com foco na busca pelas habilidades desenvolvidas ou não pelos estudantes; e a disseminação de práticas que possam incentivar o aumento dos níveis de proficiências nestas habilidades utilizando, principalmente os recursos interdisciplinares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário